assets-25

Duração do Curso

6 semestres

assets-23

Investimento

R$350,00

 

assets-22

Plano de Curso

TURNO
Noturno

Carga Horária 3.050 horas

assets-24

Outras informações

Modalidade: Presencial

Grau: Tecnólogo

Radiologia: o que é?

A Radiologia é uma especialidade das Ciências Médicas, uma técnica de imagiologia, que utiliza a radiação ionizante, que é o mesmo que os raios X. O objetivo principal da Radiologia é obter imagens de diferentes estruturas da anatomia humana ou animal.

 

Esta técnica de exame médico é indicada para o alcance de imagens do esqueleto, dos pulmões, da cavidade abdominal ou dos seios. Sendo assim, obtém-se imagens do interior do corpo humano ou animal, permitindo a análise de todo o material fotografado.

 

A Radiologia também é utilizada para fins de diagnóstico e, até mesmo, cura de algumas patologias – permite o tratamento de alguns tipos de câncer, utilizando-se, nesse caso, o conhecido tratamento de Radioterapia.

 

Por que fazer uma graduação em Radiologia?

O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é uma área do conhecimento voltado ao estudo, ao desenvolvimento e à operação das técnicas radiológicas e dedicado ao radiodiagnóstico médico e veterinário, radioterapia, medicina nuclear, ressonância magnética e radiologia industrial. Além dessas áreas, o profissional de nível superior de Tecnologia em Radiologia é apto a atuar no gerenciamento, na supervisão e na coordenação de serviços e procedimentos radiológicos, conforme as normas de biossegurança e de proteção radiológica.

 

A renovação de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, ofertado pela Faculdade IPEMED de Ciências Médicas, foi oficializada pela portaria nº 582, de 07 de outubro de 2016 e, atualmente, oferta 60 vagas no turno da noite.

 

 

O que se aprende na faculdade de Radiologia?

1º Período: Introdução à Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia Introdução Técnicas para incidências radiológicasFundamentos Matemáticos, Estatística (EAD); Marketing Pessoal (EAD).

2º Período: Anatomia e fisiologia aplicada à radiologia; Técnicas para incidências radiológicas; Física aplicada à radiologia; Radiologia odontológica; Extensão I.

3º Período: Técnicas para incidências radiológicas aplicadas; Radioproteção e dosimetria; Tecnologia em medicina nuclear; Atenção primária à saúde, gestão e políticas públicas (EAD), Extensão II.

4º Período: Tomografia computadorizada; Radioterapia; Mamografia e densitometria óssea; Garantia da qualidade em diagnóstico por imagem; Direitos Humanos e relações étnico-racionais (EAD); Projeto de Extensão III.

5º Período: Fundamentos em computação e radiologia digital; Gestão da informação, projetos e serviços; Imaginologia e Anatomia Radiológica; Projeto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; Projeto de Extensão IV.

6º Período: Radiologia veterinária; Ressonância magnética; Tecnologia em radiologia industrial; Tópicos especiais; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; Gestão e Empreendedorismo (EAD).

 

BANNER LP -INSCREVA-SE

 

Como é o mercado de trabalho em Radiologia?

 

O mercado de trabalho para o profissional que se forma no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia está em constante crescimento, principalmente, pela evolução da medicina e prevenção de doenças.

 

As principais áreas de atuação do Tecnólogo em Radiologia são:

  • Realização e controle de qualidade de tomadas radiográficas;
  • Gestão, supervisão e coordenação de processos de serviços de saúde humano e veterinário;
  • Aplicações industriais, como, por exemplo, portos, aeroportos, presídios e indústrias variadas.

 

Assim, o Tecnólogo em Radiologia, egresso da Faculdade IPEMED, nos vários âmbitos de seu desenvolvimento profissional, está apto a trabalhar tanto na área de saúde, como na área industrial.

 

Qual é o perfil profissional do Radiologista?


O profissional radiologista precisa ter algumas características fundamentais, como:

  • Comprometimento;
  • Interesse por inovações;
  • Atenção aos detalhes;
  • Capacidade de observação;
  • Foco;
  • Empatia;
  • Capacidade de comunicação;
  • Facilidade para trabalhar em equipe;
  • Organização.

 

 

Coordenação

Profa. Edna Carla da Silva Batista

• Doutora e Mestra em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
• Especialista em Proteção Radiológica pela Universidade Fumec;
• Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Verde;
• Graduada em Tecnologia em Radiologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet).

Saiba mais!

Se ainda precisa de mais informações para tomar a sua decisão, preencha o formulário que entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.